Devo utilizar um Sistema de Ponto Grátis? Essa é uma dúvida que sempre paira na cabeça dos empreendedores.
A obrigatoriedade da marcação de ponto é algo que faz parte da rotina de todas as empresas que possuem mais de 10 colaboradores, conforme o Art. 74, § 2º. Essa atividade é fundamental para a segurança da instituição e para o cumprimento das leis de trabalho.
Por isso também, que empresas com menos de 10 colaboradores já estão adotando essa prática para o registro de ponto e controle da empresa.
Mas por que será que ainda existem organizações que correm riscos e utilizam um sistema de ponto grátis; que comumente possui alguma limitação?
Se você está pensando em trabalhar com um software grátis, é bom ler com muita atenção este texto; pois você precisa saber os riscos que está correndo!
Sumário
1) Limitações do sistema de ponto grátis
Comumente os sistemas grátis possuem menos recursos, com isso as principais funcionalidades que de fato colaborariam para uma gestão completa e segura de toda a equipe e da empresa em si; está bloqueada.
Para ter acesso a todas as funcionalidades é necessário então um upgrade para a versão mais completa do sistema.
2) Falta de suporte técnico
A falta de suporte técnico é um problema que pode se transformar em uma grande dor de cabeça para gestores e empresários.
Imagine a sua empresa parar porque um software está desatualizado e o pior, você não tem com quem conversar!
Se você escolher utilizar um sistema de ponto grátis, qual a garantia que terá sobre a manutenção do mesmo e funcionamento correto do sistema?
Com quem poderá entrar em contato caso o sistema esteja fora do ar ou apresente alguma inconsistência?
Além disso, esses sistemas precisam de atualizações constantes para que possam operar de acordo com as leis trabalhistas.
A falta de marcação da jornada de trabalho resulta em problemas que podem ser sentidos na gestão de pessoas, no setor financeiro e ainda pode trazer problemas jurídicos para a empresa.
Portanto, você deve ter certeza que esse sistema estará sempre funcionando e no momento de uma parada ou problema técnico, conseguirá resolver rapidamente, sem que o problema se transforme em prejuízos ainda maiores.
Contar com um suporte técnico qualificado e preparado para atender as demandas da sua empresa te dá essa segurança e garante o bom funcionamento constante.
Um sistema de ponto grátis não consegue entregar qualidade de suporte e passar segurança para sua empresa.
3) Baixa segurança das informações coletadas
A utilização de um sistema de ponto grátis também gera problemas para a segurança dos dados da empresa.
A segurança vale para o arquivamento das informações coletadas diariamente, como os dados pessoais de cada colaborador, os dados da empresa e a rotina do negócio.
Um sistema de ponto grátis, não fornece garantia do seu funcionamento, dessa forma não é possível ter certeza sobre a exatidão dos dados coletados no relógio e nem sobre a transmissão das informações corretas para o gestor.
Por algum motivo e se ocorrer algum erro com o computador? É possível extrair um backup ou principalmente, acessar o sistema através de outro pc?
A baixa segurança e confiabilidade das informações abre a possibilidade da ocorrência de algo que deve ser combatido por todas as empresas: as fraudes.
Tanto para as que acontecem internamente, com a adulteração do processo de marcação da jornada, quanto para as fraudes externas, realizadas por estelionatários que conseguem acesso aos dados da empresa e dos colaboradores.
Obviamente é válido lembrar que a possibilidade de fraude e confiabilidade das informações coletadas é um item observado pelo MTE no caso de vistorias e possíveis multas.
4) Falta de atualizações regulares
Pontuamos brevemente esse tópico anteriormente, mas é claro que ele merece uma atenção em especial também.
Dentre as funções bloqueadas nos sistemas de ponto grátis, a atualização regular é também uma delas.
E não só a atualização do software em si, que diretamente impacta sobre outros pontos também citados aqui; como a segurança dos dados e a confiabilidade das informações coletadas, mas também no quesito cumprimento de normas técnicas perante o MTE.
5) Ocorrência de erros humanos por falta de suporte
Uma vez que não há uma equipe responsável pelo suporte do software e atendimento ao cliente, qualquer dúvida permanecerá sem o devido direcionamento.
Com isso, qualquer cadastro ou até mesmo acréscimo de informação estará sujeito a um erro humano. Obviamente não proposital, mas por falta de conhecimento.
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