Manter um bom sistema de segurança residencial é uma preocupação diária de moradores e donos de imóveis preocupados com proteção das pessoas e também de seus bens. Entretanto essa preocupação deve ser ainda maior durante as férias ou em datas que as residências ficam vazias.
Antigamente, reunir a família toda para uma viagem era um problema, pois havia sempre o questionamento sobre quem ficaria responsável por vigiar a casa e tomar atitudes para evitar a ação de invasores.
Com os avanços tecnológicos, muitas soluções foram criadas a fim de ajudar moradores, possibilitando que mesmo durante as férias, seja possível manter a segurança residencial.
Vamos passar algumas dicas básicas, de procedimentos simples que devem ser feitos para aumentar a proteção à residências, quando não tiver ninguém em casa.
Sumário
1. Faça o planejamento da viagem
Tão importante quanto a preparação para a viagem é o planejamento da segurança do imóvel que será deixado, ou seja, sua casa. Esta organização deve fazer parte do checklist de viagem, pois é fundamental para garantir a proteção do seu bem e evitar que sua residência seja alvo fácil de invasores.
Quando falamos em planejar a segurança, estamos falando em tomar algumas precauções para evitar sinais que o imóvel está vazio por um longo período de tempo. Veja algumas ações que devem ser realizadas previamente:
- Desligar a campainha: evita que seja possível a confirmação que a casa está vazia.
- Pedir a suspensão da entrega de periódicos, ou solicitar a um vizinho de confiança que recolha essas entregas e as correspondências.
- Se sua residência conta com um jardim, é preciso organizar como será o cuidado com as plantas. O indicado é pedir para um parente ou vizinho de confiança que cuide do jardim, isso evita abandono que é um importante sinal para invasores.
- Confira portas e janelas: é preciso ter certeza que todas as entradas foram seguramente trancadas.
2. Conte com equipamentos para a segurança residencial
O fato da sua casa ficar vazia, necessariamente não significa que ela deve ficar sem ser monitorada. Hoje em dia existem muitos equipamentos eletrônicos responsáveis por garantir a segurança residencial. Veja alguns:
- CFTV: para as pessoas que costumam passar longos períodos fora de casa, este é um equipamento de suma importância. Com a tecnologia disponível hoje em dia, essas pessoas conseguem monitorar o movimento de suas residências via internet, acessando as imagens em um celular, computador ou outro dispositivo que tenha conexão com a rede.
- Cerca elétrica: a cerca elétrica é um dos principais responsáveis por garantir a proteção dos muros de casas. Em viagens deve permanecer sempre ligada.
- Temporizadores luminosos: usando estes equipamentos o morador consegue programar a iluminação da casa, estabelecendo horários para ligar e desligar.
É preciso ficar de olho para garantir a segurança residencial
As dicas que passamos para o planejamento da segurança devem ser seguidas a qualquer momento, no mesmo instante da preparação para a viagem. Mas, elas só serão efetivas se trabalharem em conjunto com equipamentos de segurança.
Monitorar sua residência é a principal forma de evitar a surpresa de chegar em casa e perceber que foi alvo de invasores. Portanto um sistema de CFTV via wifi é fundamental para garantir a segurança, pois oferece a possibilidade de vigiar sua casa remotamente, tornando possível acionar entidades de segurança pública ou vizinhos, quando detectado algum movimento estranho.
Quando o assunto é segurança residencial é necessário ter eficiência. Entre em contato conosco e solicite o orçamento de CFTV para sua casa.