A atração e recrutamento de novos talentos tem sido um desafio cada vez maior para as empresas. Isso porque o mercado tem percebido cada vez mais como esse tipo de profissional é capaz de fazer a diferença não somente na produtividade, mas também na capacidade do próprio time de se reinventar.
Por isso, para que você possa atingir essas pessoas, é necessário que sua empresa faça o processo inverso do que vinha sendo feito até então. Ou seja, é preciso que a empresa mostre o quanto vale a pena para esse funcionário fazer parte de seu quadro.
E essa nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. E, dependendo do mercado o qual sua empresa pertence, pode se tornar um dos mais difíceis.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a chegar até o melhor dos talentos.
Sumário
Marketing como oportunidade de recrutamento
O marketing é uma ferramenta que foi criada com o intuito de auxiliar na venda de produtos e serviços. Porém, hoje, é muito mais do que isso. E o marketing também deve ser um forte aliado na hora do recrutamento de novos talentos.
Para fazer isso, você pode criar conteúdos capazes de transmitir o quão interessante é trabalhar na sua empresa. Faça algumas postagens falando sobre as capacitações e treinamentos oferecidos aos colaboradores. Falar sobre as premiações por desempenho também é sempre um bom assunto a se tratar.
Outras maneiras de se trabalhar o marketing da sua empresa em um processo seletivo seria a criação de um vídeo, onde os colaboradores falam como é trabalhar na empresa. Ou mesmo criar uma pequena apresentação salientando o código cultural da organização.
Além disso, é bom manter sempre atualizada suas redes sociais, já que atualmente muitos profissionais a utilizam como uma importante referência para conhecer um pouco mais sobre a empresa.
Tecnologia como diferencial
As novas tecnologias estão aí para nos fazer perder menos tempo em diversas atividades, e se utilizar delas em um processo seletivo melhora a imagem da sua empresa perante os candidatos.
Facilite ao máximo o cadastro dos currículos para suas vagas. Isso pode ser feito utilizando uma plataforma de vagas, por exemplo, onde é provável que os candidatos já tenham seus dados cadastrados, e sua candidatura exija apenas um clique.
É importante salientar aqui que a descrição das vagas deverá ser o mais completa e sucinta possível. Para que se chegue a esse resultado, é necessário que RH e gestor da área estejam com as ideias e expectativas alinhadas.
Faça uma espécie de lista, onde serão especificados alguns pré-requisitos para a vaga, o que se espera da pessoa e também quais serão as responsabilidades do profissional. Com essas informações em mãos já é possível se aproximar de qual o perfil esperado para a vaga em aberto.
Equipe unida
Essa é uma característica que é facilmente percebida por quem está olhando para a organização de fora. Por isso, é importante manter um ambiente de trabalho descontraído e atrativo. Dessa forma, sua equipe será mais fiel e, além disso, quem pesquisa pela empresa terá uma ideia muito melhor de como é trabalhar ali.
Isso acontece muitas vezes indiretamente, já que colaboradores muitas vezes utilizam suas redes sociais para fazer postagens que remetam à empresa. E o tipo de postagem é que fará a diferença nessa hora.
Afinal, quem melhor para falar bem da sua empresa do que seus próprios colaboradores, que estão ali o dia inteiro? Por isso é tão importante mantê-los sempre engajados e motivados.
Invista em treinamento e desenvolvimento
Outra dica muito importante é o investimento em treinamento e desenvolvimento de sua equipe.
Esse é sempre um bom investimento a se fazer. Afinal, os colaboradores são os ativos mais valiosos de uma empresa.
Por isso, mantê-los sempre atualizados e qualificados é importante não somente para a produtividade da sua empresa, mas também para o valor que seu negócio passa a ter quando visto de fora.
Ao fazer pesquisas e descobrir o quanto você se importa com sua equipe, ao ponto de investir em sua aprendizagem constantemente, um candidato percebe esse valor.
Conclusão
Como vimos, a atração de talentos começa muito antes do processo de recrutamento, e não termina, nem mesmo após a contratação.
Após o recrutamento de talentos, você também precisa mantê-los no seu time. E, além disso, ao manter talentos no seu time, você está estimulando-os para que, mesmo que involuntariamente, eles transmitam valor para o público externo, principalmente por meio de redes sociais.
Para continuar acompanhando nossos artigos sobre gestão de pessoas, assine nosso blog!