Podemos dizer que a proatividade é uma das características mais valorizadas e procuradas pelas empresas. Isso porque antecipar situações pode ajudar muito na estratégia da empresa.
Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse tema e até mesmo o confundem com outros termos, como produtividade e reatividade.
Por isso, preparamos um conteúdo para te explicar muito mais do que o conceito de proatividade, mas também oferecer dicas com o intuito de promover e incentivar esse hábito em sua empresa.
Então, continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.
Sumário
O que é proatividade?
Proatividade é uma característica de pessoas que antecipam alguma situação ou possíveis problemas, sugerindo mudanças e soluções. É importante ressaltar que essa atitude é algo espontâneo e não uma forma para agradar os seus superiores.
Em outras palavras, uma pessoa proativa consegue enxergar maneiras de melhorar processos, mesmo que ninguém tenha pensado em algo.
Então, podemos considerar a proatividade como uma soft skill (habilidades e competências comportamentais de um funcionário)? A resposta é sim! Podemos acrescentar que essa característica está sendo cada vez mais valorizada nas empresas.
Qual a diferença entre proatividade e produtividade?
Embora sejam características apreciadas dentro da empresa, a proatividade e a produtividade possuem conceitos bem distintos.
A produtividade está ligada à eficiência na entrega de resultados. Ou seja, a produtividade é o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade do trabalho executado. Assim, um colaborador produtivo gera valor a um determinado propósito.
E como já vimos, a proatividade é a iniciativa do colaborador de realizar alguma atividade sem que alguém o tenha solicitado.
Além disso, vale ressaltar que ambos os termos estão interligados, uma vez que os funcionários proativos costumam ser bastante produtivos.
Qual a diferença entre proatividade e reatividade?
Podemos dizer que a reatividade é o oposto da proatividade. Ou seja, uma pessoa reativa é aquela que espera uma situação acontecer para depois tentar revertê-la.
Por outro lado, uma pessoa proativa age antes que algo aconteça, prevendo qualquer tipo de problema.
Essa atitude reativa pode levar à omissão e prejudicar o colaborador. Geralmente, uma pessoa reativa está sempre buscando aprovação e elogios.
Qual a importância da proatividade?
Sem sombra de dúvidas uma empresa valoriza bastante um colaborador que faz além do necessário. E às vezes, são pequenas ações que fazem um funcionário se destacar.
Sendo assim, esse tipo de profissional sai da sua zona de conforto e não se limita, pois ele tem segurança de suas entregas. Assim, o gestor sente mais confiança e liberdade para delegar tarefas a esse colaborador. Como consequência, a equipe atinge a meta mais rápido.
Veja abaixo alguns dos benefícios que a proatividade traz para a empresa:
- maior produtividade e melhores resultados;
- otimização do tempo;
- desenvolvimento de competências;
- estimula a criatividade;
- jornadas de trabalho mais organizadas;
- indicadores para retenção de talentos e geração de novas oportunidades.
Dessa forma, quanto mais o colaborador tem autonomia em suas atividades e se desenvolve, automaticamente a empresa cresce e se destaca no mercado de trabalho.
Quais as principais características de um colaborador proativo?
Há algumas características que os gestores e até mesmo o responsável pelo RH podem observar e reconhecer se o colaborador é proativo. São elas:
- expõe opinião e sugere soluções;
- assume responsabilidades;
- possui foco nos objetivos;
- está sempre à disposição para auxiliar a equipe;
- não é procrastinador, pelo contrário, antecipa suas ações;
- é resiliente;
- tem sempre a iniciativa;
- percebe e aproveita as oportunidades que aparecem.
Além desses comportamentos, outra característica muito comum em colaboradores proativos é a vontade de se tornarem profissionais cada vez melhores. Assim, eles estão sempre buscando novos desafios e entregam bons resultados.
Como desenvolver e incentivar a proatividade no trabalho?
Já vimos que a proatividade é uma característica espontânea, ou seja, não é forçada. Contudo, existem algumas ações que a liderança e o RH podem tomar para desenvolver a proatividade.
Veja algumas práticas para desenvolver a proatividade na sua empresa:
- Promova a participação da equipe: faça perguntas e incentive a participação de todos da equipe. Fique de olho nos indicadores de desempenho do seu time.
- Planejamento: para que um projeto tenha êxito, é importante um planejamento estratégico. Então, sugira aos seus colaboradores a iniciativa de elaborar projetos com intuito de trazer melhorias.
- Tenha prioridades: não adianta entregar o máximo de atividades possíveis se elas não são relevantes para a estratégia da empresa. Por isso, é importante estimular o senso de prioridade em sua equipe.
- Promova treinamentos e incentive o desenvolvimento: buscar o conhecimento para a área de atuação é um dos melhores jeitos de mostrar proatividade. Por isso, incentive a sua equipe a sempre estudar e se desenvolver.
- Incentive a autonomia: ter uma equipe autônoma é importante para o crescimento profissional dos colaboradores. Muitos deles são criativos e possuem muitas ideias que podem contribuir para o time, mas que podem ficar limitados.
- Estimule a tomada de decisão: para uma atitude proativa, é muito importante ter voz e saber tomar uma decisão. Por outro lado, os funcionários podem se sentir travados quando precisam tomar alguma decisão. Sendo assim, motive essa atitude (dentro das limitações do cargo, é claro).
Conclusão
Não é à toa que a proatividade está entre as características mais valorizadas e requisitadas nas empresas. O fato de se antecipar e buscar soluções antes de algum acontecimento negativo é uma qualidade que contribui muito para a entrega de bons resultados.
Porém, para que os colaboradores sejam proativos, a empresa precisa cuidar de sua cultura, pois esse fator influencia muito na proatividade. Isso porque uma boa cultura organizacional gera funcionários cada vez mais engajados.
E aí? Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber novidades e conteúdos como esse para ajudar na sua estratégia. Até a próxima.