Metodologia DISC é o nome dado ao método de mapeamento de perfil que divide as pessoas em quatro traços comportamentais predominantes: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Essa divisão é amplamente utilizada na avaliação e contratação de profissionais. 

Entender as características comportamentais das pessoas é uma das principais tarefas de profissionais de Recursos Humanos. Afinal, a partir desse entendimento é possível relacionar com valores e skills necessárias para uma determinada posição. 

O que é a metodologia DISC?

Metodologia DISC

A metodologia DISC foi criada por William Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, em 1920. Após uma pesquisa complexa sobre o comportamento humano,  Marston escreveu um livro que foi traduzido como “As emoções das pessoas normais”. 

Neste material ele utiliza como base, alguns estudos de filósofos sobre a mente humana para estabelecer os quatro traços comportamentais predominantes nos seres humanos. São eles:

  • Dominance 
  • Influence 
  • Steadiness
  • Conscientiousness 

Com o passar dos anos, esse conceito evoluiu e passou a fazer parte de estudos e pesquisas sobre o comportamento humano. Dessa forma, atualmente, podemos definir cada perfil da seguinte forma:

  • Dominance (dominância): pessoas com esse traço predominante são mais focadas nos resultados e, geralmente, são mais determinadas e possuem um grande poder de controle sobre situações diversas;
  • Influence (influência): é o traço predominante de pessoas com grande vocação para influenciarem outras pessoas, além disso, são muito relacionadas com inovação, comunicação e criatividade; 
  • Steadiness (estabilidade): esse perfil está relacionado às pessoas que lidam bem com rotinas, padrões e não são dispostas ao risco. Além disso, são caracterizadas pela paciência e persistência em situações desafiadoras;
  • Conscientiousness (cautela): geralmente são pessoas mais organizadas e defensoras de estruturas sólidas. São pessoas que possuem bastante técnica e boas noções críticas.   

Qual a importância da metodologia DISC para as empresas?

O principal objetivo da metodologia é permitir que os profissionais de Recursos Humanos e líderes de equipes entendam qual é o perfil predominante em seus profissionais e consigam realizar ações pensadas em cada um. 

Vale destacar que para os processos de Recrutamento e Seleção, a metodologia DISC é essencial. Por meio da análise de dados extraídos de perguntas, é possível entender se um profissional realmente é compatível com um cargo. 

Para os profissionais de gestão de pessoas envolvidos em ações de Treinamento e Desenvolvimento, a metodologia DISC também é importante. A partir desses dados é possível entender quais são as maiores dificuldades, vocações e facilidade de cada profissional. 

Dessa forma, fica mais fácil encontrar treinamento e pensar no desenvolvimento de cada pessoa. Com essas informações, líderes e gestores conseguem entender exatamente como conversar com cada integrantes de suas equipes, criando uma relação mais harmônica e produtiva. 

Atualmente, as empresas utilizam ferramentas e pesquisas para coletar dados e classificar o perfil comportamental predominante de cada profissional. Por isso, é comum encontrarmos variações dos termos e definições, o mais comum é associarmos a metodologia DISC à criação dos seguintes perfis:

Com isso, as empresas conseguem dados importantes para toda a gestão de pessoas. E como sempre falamos aqui, essas informações constituem a base de dados e ajudam em processos variados dentro do setor de RH, inclusive pensando na utilização de People Analytics

Como aplicar essa metodologia em sua empresa?

Como falamos, a metodologia DISC tem como base algumas perguntas que servem para definição do perfil comportamental de cada pessoa. Por isso, o primeiro passo para contar com essa estrutura em sua empresa é criar um processo de captação dessas informações, sobretudo, por meio de um software. 

Atualmente, existem diversos softwares que, além de realizarem essa pesquisa, entregam também relatórios e análises sobre cada perfil comportamental, bem como sua aderência aos cargos indicados. 

Além disso, é possível aproveitar essa metodologia de forma mais simples, através de perguntas realizadas às pessoas por você mesmo. Nesse caso, é preciso entender sobre quais as perguntas necessárias e sobre como analisar cada respostas pensando na criação dos padrões de cada perfil. 

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