Você já ouviu falar no termo leadership? Esse é aquele tipo de conceito em que muitos conhecem e até sabem a importância dele para a estratégia. Mas, sempre aparece alguma dificuldade na hora de implementar.
Segundo uma pesquisa publicada pela McKinsey, uma empresa americana de consultoria empresarial, cerca de 82% dos entrevistados entendem a relevância de terem um propósito.
Contudo, apenas 42% conseguem perceber os impactos positivos dessas ações por parte da liderança da empresa.
Assim, chegamos à conclusão de que existem algumas barreiras que dificultam os líderes a traçar um propósito e acompanhar de perto a sua equipe.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre leadership, sua importância e como aplicá-lo na prática. Vamos nessa?
Sumário
O que é leadership?
Basicamente, leadership é o termo utilizado para definir a liderança pautada na influência positiva que o líder causa à sua equipe. Além do exemplo, as decisões tomadas pelos líderes impactam diretamente nos resultados da empresa.
É importante ressaltar que um líder vai muito além do “título”. Ou seja, ele precisa ter competências e aptidão para exercer uma boa liderança. Então, continue a leitura pois iremos falar desse assunto no decorrer do conteúdo.
Qual a importância do Leadership para a empresa?
Como já mencionamos, o líder tem uma grande influência na vida dos seus liderados. Sendo assim, as ações das lideranças precisam ser bem estabelecidas e os líderes precisam desenvolver habilidades que irão auxiliar no desenvolvimento das equipes.
Então, criar uma boa relação com o time, manter a equipe sempre motivada e desenvolver tanto os soft skills quanto os hard skills dos colaboradores são essenciais para os bons resultados da empresa.
Assim, o clima organizacional fica mais leve e agradável, os funcionários mais engajados e, consequentemente, há uma melhora na performance de todos.
Quais as características do Leadership?
Em uma pesquisa divulgada pela Growth Faculty, na Austrália, 17% dos entrevistados disseram que uma característica essencial de um líder é a empatia. Em segundo lugar, a humildade teve 15% das respostas das pessoas que participaram da pesquisa.
Além dessas respostas, a capacidade de ouvir e a autoconsciência também aparecem na pesquisa (7%).
Com base nestes resultados, percebemos que os líderes precisam dispor de atributos que irão aproximar e engajar toda a sua equipe. Por isso, veja as principais características do Leadership:
Flexibilidade
Atualmente, o mercado de trabalho tem passado por inúmeras mudanças. Então, é essencial ser flexível para conseguir acompanhar essas transformações.
Além disso, o líder precisa passar todas as novidades para o seu time e ajudá-lo caso eles tenham alguma dificuldade.
Comunicação aberta
Como vimos na pesquisa, os colaboradores esperam que os seus líderes saibam ouvir. Por isso, ter uma comunicação aberta é muito importante para construir uma confiança.
Assim, todo líder precisa ser transparente e dar feedbacks com frequência para a sua equipe, criando uma relação próxima.
Autonomia
Com um relacionamento pautado na confiança, o líder consegue ter mais autonomia e repassar essa característica para os membros da sua equipe. Dessa forma, a liderança considera a opinião de todos e ela possui a capacidade de absorver o que será bom para a estratégia.
Colaboração
Para alcançar os resultados desejáveis e atingir as metas, o trabalho em equipe é essencial. Por isso, um líder não opera sozinho, ele precisa da colaboração de todos os seus liderados.
Além disso, o líder precisa ficar atento às aptidões do seu time para aprimorá-las de acordo com o desenvolvimento profissional de cada um.
Capacidade de estabelecer metas
De encontro com o tópico anterior, um bom líder sabe exatamente como delegar funções, evitando o acúmulo de tarefas e colaboradores sobrecarregados. Assim, evita-se muitos problemas, como a síndrome de burnout.
O líder é treinado para estabelecer metas e ter uma visão ampla de toda estratégia da empresa. E é claro que uma boa liderança precisa manter uma postura positiva em meio aos conflitos e buscar sempre a inovação.
Lembrando que o líder precisa ser exemplo para os seus liderados, então, todas as suas ações precisam ser bem pensadas. E isso não quer dizer que esse tipo de liderança faz tudo o que a equipe quer, na verdade, um bom líder conquista o respeito do seu time.
Qual a diferença entre líder e chefe?
De forma bem simples, a diferença entre o chefe e líder está na forma de como cada um exerce o poder.
Assim, enquanto um líder estimula a sua equipe e suas ações têm um impacto sobre o comportamento dos seus liderados.
Já o chefe está ligado à autoridade, ou seja, ele mantém uma postura mais rigorosa em relação ao líder.
Contudo, se você quiser entender mais sobre esse assunto e saber as características de um chefe, clique aqui e leia o nosso conteúdo sobre esse assunto.
Como o RH pode atuar no desenvolvimento de líderes
Há algum tempo, o RH deixou de ser um setor apenas para contratação de novos colaboradores para se tornar uma área extremamente estratégica para a empresa.
Por isso, o RH tem uma missão muito importante para a capacitação de líderes, pois são os profissionais de RH os responsáveis pelo desenvolvimento de todos os colaboradores da empresa.
Então, esse setor precisa criar uma rotina de alinhamento entre todas as lideranças da empresa. Assim, o RH é responsável pelos processos de comunicação e compartilhamento de informações entre os gestores.
Além disso, o RH pode agir de forma estratégica ao gerar dados sobre ações, processos e produtividades dos colaboradores. Assim, ele consegue utilizar essas informações de forma adequada para engajar os profissionais e melhorar o desempenho de cada um.
Dicas de como se adequar ao Leadership
Como vimos na pesquisa no início deste conteúdo, muitas empresas sabem da importância de investir em uma liderança pautada em propósitos, mas que poucas conseguem ver na prática esse impacto.
Muitas vezes, isso acontece porque implementar esse modelo de gestão requer um período de transição, o que demanda pessoas capacitadas para conduzir todo o processo.
Já abrindo caminho para o próximo tópico, confira algumas dicas para te ajudar na implementação deste modelo.
Invista na capacitação profissional
Como vimos, para ser um bom líder, é preciso ser capacitado, uma vez que ninguém nasce sabendo liderar. Por isso, invista em treinamentos para a formação de líderes, pois ser influência para outras pessoas exige habilidades específicas.
Tenha um bom relacionamento interpessoal
Que a comunicação é a base de todo o relacionamento não temos dúvidas, certo? Então, manter um bom relacionamento interpessoal, dentro e fora da empresa, é fundamental para um líder bem sucedido.
Utiliza da tecnologia
De encontro com o tópico anterior, a empresa pode utilizar da tecnologia para realizar os treinamentos e capacitações. Técnicas interativas, como a gamificação, são ótimas aliadas, pois além de capacitar, aproxima toda a equipe.
Diante disso, se a sua empresa ainda está resistente quanto ao uso da tecnologia, é hora de reavaliar a utilização de plataformas digitais de gestão.
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