Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Para uma gestão eficiente na empresa, ela deve começar na organização de seus documentos, uma vez que esses são os registros de toda a vida da instituição. Por isso, arquivar documentos deve ser uma das prioridades de uma empresa que preza pela saúde de seu negócio.

Compreendemos que muitas vezes os papéis se acumulam e é necessária uma reorganização e descarte dos arquivos. Com o grande volume de documentos, a disposição torna-se muito mais difícil.

Foi pensando nisso que montamos esse artigo para você, no qual vamos te explicar tudo sobre a organização e arquivamento dos documentos e dar dicas que vai ajudar em sua rotina.

Boa leitura!

O que é arquivar um documento?

Arquivar um documento é o processo administrativo de gerenciar, armazenar e ter o controle fidedigno de um registro que não é utilizado recorrentemente, porém muito importante para a empresa, afetando assim, a aplicabilidade do modelo de negócio.

Qual a importância do arquivamento?

O arquivamento adequado e funcional de documentos é importantíssimo para a segurança e organização dos processos da empresa. Ao adotar essa medida prudente, a instituição resguarda todas as informações, de pessoa jurídica e física, colaboradores e parceiros. Logo, protege os dados de pessoas não autorizadas e evita perdas, extravios e deteriorações.

O que diz a lei de arquivamento de documentos?

Por meio da Lei n° 8.159/91, mais conhecida como lei do arquivo, cujo CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) é o responsável, o texto regulamenta e realiza a gestão dos documentos públicos e privados e de outras providências.

Essa lei tem a finalidade de instruir os empreendedores e representantes de como proceder com a conservação de seus registros.

Logo essa ação, de preservação de informações, tem que ser feita com cautela, porque envolve informações cruciais, além de estabelecer algumas regras específicas para realizar a atividade quando o arquivo for de interesse público.

O art. 26 da Lei nº 8.159/91 institui também o Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, no qual a competência, disposição e funcionamento estão regulamentados pelo Decreto nº 4.073/2002.

O SINAR, tem como seu objetivo instituir a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e acesso aos documentos de arquivos.

A digitalização e arquivamento de documentos é permitida por lei?

Sim! Digitalizar e arquivar documentos em equipamentos é permitido por lei. Para complementar a regulamentação, por meio da lei 12.682/2012, com o avanço da tecnologia, o Congresso Nacional realizou novas diretrizes sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios digitais.

Essa legislação determina em seu Art. 2, que:

“Art. 2º-A.  Fica autorizado o armazenamento, em meio eletrônico, óptico ou equivalente, de documentos públicos ou privados, compostos por dados ou por imagens, observado o disposto nesta Lei, nas legislações específicas e no regulamento.

1º Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.

2º  O documento digital e a sua reprodução, em qualquer meio, realizada de acordo com o disposto nesta Lei e na legislação específica, terão o mesmo valor probatório do documento original, para todos os fins de direito, inclusive para atender ao poder fiscalizatório do Estado.”

Como complemento, o Conselho Nacional de Arquivos estabelece, por meio do Decreto n°10.278/2020, técnicas e requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais.

Veja na imagem abaixo quais são os padrões técnicos para digitalização de documentos:

Tabela com as indicações especificas para cada imagem.

Quanto tempo um documento pode ficar arquivado?

Um documento pode ficar arquivado por 5 anos. Conforme os artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN), cinco anos é o tempo mínimo para que um documento fique guardado, pois este é o prazo de decadência e prescrição.

No entanto, não é todo tipo de documento que segue essa regra, é necessário que você, profissional de RH, DP e empreendedores, atentem-se aos prazos dos outros tipos arquivos e que dê preferência para mantê-los digitalizados e organizados, assim, não terá maiores problemas, caso necessite da documentação.

Veja outros tipos de documento que o prazo foge ao código de 5 anos:

Tipos de documento e a quantidade de anos para ser mantidos em arquivamento.

O que diz a LGPD sobre arquivar os documentos?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa estabelecer diretrizes para o tratamento de dados pessoais pelas empresas, sejam elas públicas ou privadas, regulamenta também o regime que constitui o arquivamento de informações.

Com essa medida, a LGPD prevê que os documentos que tenham dados de terceiros, sejam eles funcionários, clientes ou parceiros, estejam devidamente protegidos. Essa medida ratifica a importância de manter essas informações digitalizadas, a fim de que o acesso a elas sejam cada vez mais restrito.

A lei que trata da proteção de dados e arquivamento de informações estabelece diretrizes claras sobre o tempo de retenção e o acesso às documentações pelas empresas. Ela determina que os documentos devem ser mantidos apenas pelo tempo necessário, proibindo o armazenamento de informações que não são mais úteis. Essas regras se aplicam tanto a documentos físicos quanto digitais.

Para saber mais informações sobre a LGPD confira o vídeo completo em nosso canal do YouTube.

Assistir vídeo vídeo youtube

Como devem ser arquivados os documentos?

Não existe uma fórmula especifica para realizar o arquivamento dos documentos da sua empresa, sendo assim, atente-se à necessidade da organização no qual trabalha.

Todavia, há modelos dessa ação que podem ser facilitadores para você. Os mais comuns são:

  • Geográfico: este modelo de arquivamento é o que se orienta conforme o local de início do documento, ou seja, se segui-lo você dividirá os seus arquivos pela origem física de criação, sendo município, estado ou país.
  • Alfabético: neste padrão de organização os arquivos serão dispostos conforme a inicial de cada documento, logo seguirá organizado conforme a sequência alfabética, a fim de ter um padrão contínuo.
  • Numérico: no modelo numérico a segmentação é arrumada conforme o número identificatório do documento, seguindo uma ordem crescente.

Como arquivar documentos online?

Não há muito distinção entre a gestão de documento online e físicos. O diferencial dessa regulamentação é que você terá todas as informações em uma máquina eletrônica.

Para que o seu arquivamento de documentos online seja mais efetivo:

  • Procure realizá-lo em uma máquina que você tenha total acesso;
  • Estabeleça um modelo de organização, para facilitar a gestão;
  • Separe pastas dentro de sua máquina com as identificações corretas;
  • Prefira realizar o arquivamento em nuvem, logo o acesso é contínuo e em qualquer local;
  • Criptografe as autorizações e permissões das informações, para que só as pessoas autorizadas possam visualizar e editar;
  • Mantenha o arquivo organizado e atualizado.

10 Dicas para um arquivamento eficaz

Durante todo o artigo desenvolvemos uma segmentação para que você entendesse melhor como é realizado o processo de arquivamento de documentos.

Para complementar e enriquecer o seu conhecimento neste processo vamos te apresentar 10 dicas de como arquivar documentos de forma otimizada em sua empresa.

Siga esses passos, e transforme a realidade deste processo em sua organização.

  1. Crie uma estrutura lógica e padronizada;
  2. Estabeleça um sistema de organização (físico e digital);
  3. Priorize a segurança;
  4. Adote uma política de retenção;
  5. Digitalize documentos sempre que possível;
  6. Facilite a localização e o acesso;
  7. Realize backups regularmente;
  8. Revise e atualize o sistema periodicamente;
  9. Utilize etiquetas e núcleos para facilitar;
  10. Arquive as informações em nuvem.

Para mais conteúdos incríveis, dicas e insights maravilhosos sobre o universo de gestão? Preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter.

Arquivar documentos: tudo que você precisa saber para fazer uma gestão eficiente

Assine a nossa newsletter

Para receber informações atualizadas sobre as melhores práticas, tendências e dicas para a sua gestão de pessoas, este é o lugar certo! Assine agora e receba gratuitamente conteúdos incríveis!

    Arquivar documentos de forma organizada é essencial para uma empresa. Não encontrar determinado arquivo quando necessário, não é uma situação agradável, além de deixar transparecer para o público externo, sejam clientes, fornecedores ou qualquer outro público, desorganização.

    Você já utiliza essa gestão de documentos na sua empresa? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

    E se você está procurando por ferramentas que podem auxiliar em sua gestão e arquivamento de documentos, baixe o nosso material rico: