As empresas que contam com mais de 10 trabalhadores em seu quadro de funcionários, têm por obrigatoriedade legal que controlar a jornada de trabalho dos profissionais. Essa marcação de ponto é importante para a comprovação de fatos durante um processo trabalhista e o comprovante emitido no relógio de ponto é a principal prova analisada durantes esses processos.
É obrigatória a emissão do comprovante de ponto todas as vezes que acontecer alguma movimentação no trabalhador durante a jornada de trabalho, seja entrada ou saída, ou começo e término de horário de almoço.
Sumário
Dados que devem ser impressos no comprovante de ponto
O relógio de ponto da sua empresa, deve obrigatoriamente imprimir um comprovante que contenha as informações de identificação da empresa e do trabalhador (nome, número do documento de identificação, por exemplo) data e a hora real da marcação do ponto, local onde foi prestado o serviço e ainda a identificação do relógio de ponto, que deve conter o número sequencial de registro.
Dessa forma, durante um processo trabalhista, esses dados serão analisados e usados para a comprovação da regularidade do funcionário perante a obrigação das horas acordadas para a jornada de trabalho.
Alguns cuidados que devem ser tomados para evitar surpresas em um processo trabalhista:
A impressão realizada pelo relógio de ponto deve durar por até 5 anos, entretanto como é realizada em um papel sensível, alguns cuidados ajudam a manter as informações claras e legíveis, para que possam ser usadas em caso de um processo trabalhista.
Os principais cuidados são:
- Evitar contato com produtos químicos: durante o armazenamento do comprovante de ponto deve-se evitar que ele seja atingido por qualquer produto, para que seja evitado as chances de manchar a impressão ou de apagar os dados que al estão inseridos.
- Evitar exposição à luz: é muito importante destinar um local apropriado para o arquivamento dos comprovantes, esse local não deve ser exposto à claridade.
- Evitar contato com plásticos: ainda sobre o local ideal para a manutenção dos comprovantes de ponto, deve evitar o contato dos mesmos com plásticos, pois estes aceleram o processo de absorção da tinta pelo papel, fazendo que provoque o desaparecimento das informações.
- Temperatura ideal: deve-se evitar que o arquivamento dos comprovantes seja realizado em local úmido e com temperaturas elevadas.
Comprovante de ponto dá segurança em um processo trabalhista
Hoje em dia as legislações estão cada vez mais específicas e o Brasil é o país com maior número de processos que envolvem empregador e empregado no mundo, segundo a informação levantada pelo site UOL, portanto os comprovantes de ponto são a forma da empresa garantir que os profissionais estejam trabalhando dentro da lei e seguindo a sua jornada de trabalho.
Durante um eventual processo trabalhista essa será a prova que trará segurança para a empresa, pois todas as informações de acesso do trabalhador estarão ali registradas. Para os colaboradores da empresa, o comprovante de ponto é também a melhor forma para controlar e administrar as suas horas trabalhadas, horas extras e o cumprimento dos seus deveres perante o empregador.
Baixe o Guia Trabalhista simplificado e acabe com todas as dúvidas que envolvem o dia a dia da gestão de pessoas da sua empresa.