Fazer uma boa gestão de estoques tem relação direta com a continuidade da produção interna e, consequentemente, com o cumprimento dos prazos de entrega que a sua empresa negocia. Assim, os seus clientes passam a valorizar ainda mais a empresa, já que a garantia da entrega dos produtos aumenta a confiabilidade em sua marca. 

A gestão de estoques está diretamente ligada à vantagem competitiva das empresas no mercado, uma vez que o bom gerenciamento de mercadorias fornece aos empresários maior poder de negociação, seja para comprar ou para vender. 

Foi pensando nisso que montamos este artigo para você, no qual vamos te explicar tudo sobre gestão de estoque e dar dicas que vai ajudar em sua rotina.  

Boa leitura! 

O que é um sistema de gestão de estoque?

Um sistema de gestão de estoque é um recurso que visa equilibrar as compras, entradas e saídas, a fim de movimentar o ciclo de mercadoria da empresa.  

Por meio deste sistema, a empresa rastreia a quantidade, localização, qualidade das mercadorias ofertadas, incorporando assim, a minimização do custo e maior eficiência no processo de produção.  

Qual é o principal objetivo de uma gestão de estoque?

O principal objetivo de uma gestão de estoque é ter uma estimativa de vendas, produção e compra de mercadorias, ou seja, um maior controle do processo de aquisição.  

Na intenção de evitar desperdícios ou escassez das mercadorias, tendo os produtos disponíveis sempre no momento adequado, satisfazendo o cliente.  

Pilares da gestão de estoque

A gestão de estoque é subsidiada por quatro pilares fundamentais para maior excelência do processo. 

São elas: 

Pilar 01: Prever a demanda

Este primeiro pilar é o ponto inicial para que você conheça como é a estrutura da sua empresa e da entrada e saída de mercadorias. Essa etapa evita que sobre ou falte produtos quando necessário. 

Para haver uma prevenção fidedigna, é necessário analisar todo o cenário de seu estoque, evidenciar períodos de maior demanda dos produtos, vendas passadas. 

Essa análise tem a finalidade de conhecer o mercado e a concorrência, além disso as novidades e promoções dos fornecedores e entender o seu cliente.  

Com essas medidas de prevenção, a instituição segue o objetivo principal da gestão de estoque: evitar acúmulos desnecessários e trazer o melhor serviço ao cliente.  

Pilar 02: Controle de estoque

Este pilar se destina ao controle da mercadoria do que sai e entra em um período determinado. Logo, com essa medida, o gestor de estoque contabiliza o processo de venda de um produto até a sua reposição no estoque. 

Para que toda essa ação seja efetiva, é necessário contabilizar na margem o processo de pedido, fabricação e o envio (seja ela em forma de transporte ou do próprio fornecedor). 

Pilar 03: Gestão de compras

Em um determinado momento será necessário adquirir novas mercadorias para que o fluxo não se perca. Sendo assim, é importantíssimo realizar uma gestão de compras eficiente, ou seja, saber o momento ideal de realizar a aquisição.  

Para ajudá-lo nesta gestão, utilize softwares ou automações especificas que facilitam o processo e o notifique do momento certo de obter novas mercadorias.  

Pilar 04: Gestão de armazenagem 

Por fim, é o momento para organizar a armazenar os produtos de forma organizada, por uma segmentação específica e singular.  

O local de armazenamento das mercadorias deve ser escolhido com base no tipo de item. Com essa atenção, a armazenagem contribui para uma maior durabilidade e preservação do estado dos produtos, evitando problemas ao longo do tempo.

Com uma gestão de armazenamento eficiente, o gestor de estoque sabe exatamente como está a sua reserva e consegue atender o cliente com excelência, ofertando sempre o melhor.  

Por que fazer uma boa gestão de estoque é importante para empresas? 

Fazer uma boa gestão de estoque é importante para as empresas porque ela eleva a qualidade de serviço e entrega ao cliente final.  

Imagine o seguinte cenário: uma empresa que não realiza a gestão de estoque, recebe uma solicitação de grande porte de um produto em específico. Porém, ela não sabe ao certo a quantidade em sua reserva, se atende ou não à solicitação. 

Sem essa margem, ela faz um pedido extra ao seu fornecedor, contando com a suposição de que há a mercadoria em seu depósito. Ao realizar a separação para entrega, a quantidade prevista não atende a que foi solicitada e o provedor de mercadoria pede mais 30 dias para entrega da nova remessa. 

Essa ação implicou diretamente no relacionamento da empresa com o cliente, descredibilizando a imagem da marca, interferiu no orçamento da instituição, pois não previa nova compra e sobrecarregou o fornecedor com uma demanda de urgência.  

Nesta circunstância, a empresa teve mais resultados negativos do que positivos, que poderiam ser previamente evitados com uma gestão de estoque eficiente. Essa situação é só uma das inúmeras possibilidades que a empresa pode passar caso a administração não seja eficiente.  

Diante disso, como empreendedor ou gestor da área, atente-se a essa medida, pois ela é importante para alavancar o setor de vendas, otimizar a gestão de custos, evitar atrasos na entrega, maximizar o processo, além de ser um diferencial competitivo de mercado e um ativo atrativo e fidelizador de público-alvo – clientes. 

Como fazer uma gestão de estoque? 

Para realizar uma boa gestão de estoque não existe um padrão exato, é necessário que a empresa e o responsável por esse departamento conheçam o sistema operacional dessa ação e identifique qual é o melhor fluxo e como adaptá-lo a essa realidade. 

Todavia, há alguns passos importantíssimos de como fazer, que trazem melhores resultados nessa gestão. Veja abaixo quais são eles: 

01 – Tenha um inventário de estoque

O inventário de estoque é uma lista detalhada de todos os itens armazenados em uma empresa, incluindo a quantidade, data de entrada e saída, validade e valor de cada produto. 

É necessário, antes de qualquer ação, identificar os produtos e materiais que estão no estoque de forma organizada e utilizar em apoio os recursos tecnológicos para constante atualização dessas informações. 

02 – Conserve um controle e padronize o cadastro de produtos

Saber o fluxo de entrada e saída e como é alocado as mercadorias é de extremo valor, pois por meio dessa medida, você saberá sempre identificar e quantificar o que oferta. 

03 – Analise o histórico e curva de vendas

Esse elemento da gestão de estoque é mais analítico, pois envolve métricas de dados. A partir dessa ação, o gestor de estoque consegue reconhecer os produtos de maior ou menor saída, abrindo parâmetros para novos investimentos e promoções. 

04 – Acompanhe as vendas e os fornecedores 

Principalmente quando o produto vem de terceiros, a atenção à qualidade da mercadoria e como ela chega até o cliente final faz toda diferença. Sendo assim, é de suma importância ficar atento na performance do provedor e na qualidade do material. Isso faz com que as vendas sejam cada vez mais qualificadas e consequentemente, a rotatividade no estoque é expressiva.  

05 – Tenha seu estoque integrado com outros departamentos da empresa

A interatividade com toda a empresa faz com que a jornada tanto de produtos para o consumo interno como para venda seja transparente. Com essa medida, o setor de gestão de estoque trabalha cada vez mais com a realidade da organização, evitando perdas. 

Principais metodologias de gestão de estoque

Como o orientamos no tópico “Como fazer uma gestão de estoque?”, deste artigo, não existe uma fórmula específica para realizar esse tipo de gestão. 

Contudo para além do passo a passo crucial que faz a diferença em sua realização, metodologias especificas de gestão de estoque que individualizam e categorizam este processo. 

Veja abaixo quais são as principais diretrizes e como você pode aplicá-las no contexto da sua organização: 

Curva ABC

Curva ABC ou análise de Pareto é um método que classifica as informações conforme o seu grau de importância.  

Na gestão de estoque ela implica na classificação das letras A, B e C, em que A é mais importante, B de importância mediana e C de menor relevância, sendo de valor monetário ou interesse.  

Essa estratégia visa focar a energia no que traz maior interferência ao faturamento da empresa, destacando os produtos de maior performance. 

Custo médio 

Essa metodologia é uma das mais utilizadas pelas empresas, ela consiste em realizar a operação do valor da média dos gatos com a compra de cada produto.  

Nessa técnica, é dividido o custo total do produto pelo número de unidades adquiridas.  

Estoque máximo

Como a própria termologia indica, nessa estrutura, a empresa adquire a maior quantidade de produto possível baseado no limite de armazenamento, custo e demanda, a sempre ter o produto, sem perdas ou exageros.  

Estoque mínimo 

A organização por estoque mínimo refere-se a menor quantidade de mercadorias no estoque da empresa, para que continue atendendo a demanda sem problemas quando tiver novos pedidos.  

Just in time (JIT)

Esta estrutura assemelha-se com a do “Estoque mínimo”, se diferencia dela porque a empresa opera por procura e demanda, a fim de evitar desperdícios e gastos desnecessários. Isso exige um acompanhamento maior e uma boa gestão de estoque.  

Método do custo a preço de venda a varejo 

Instituído principalmente pelas redes de venda por varejo, nesta metodologia a empresa organiza e estabelece o estoque conforme o preço de venda ao consumidor.  

Ao utilizar o método: custo a preço de venda no varejo, a empresa consegue realizar cálculos de margem de lucro e perda, ajustar preços quando necessário e estimar o valor total de seu estoque. 

Método de custo específico ou de preço específico 

Esta metodologia visa identificar o valor total do estoque baseando-se pelo preço unitário de cada produto, somando o valor de todos para ter o valor do armazenamento.  

PEPS 

Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS), essa configuração de estoque visa ter as mercadorias sempre atualizadas e em validade apta para o consumo. Por meio dela, o responsável libera os produtos mais antigos e repõe com novos, alimentando o fluxo e mantendo constância e eficiência.  

5 Dicas fundamentais para melhorar a sua gestão de estoque

Para alcançar uma gestão efetiva e uma meta de organização de um fluxo coeso é necessário dar a devida atenção na sua gestão de estoque. Segue algumas dicas fundamentais para melhorar a sua gestão de estoque: 

01 – Analise sempre a demanda; 

02 – Mantenha o inventário organizado; 

03 – Defina um responsável para a gestão; 

04 – Opte pelo modelo de reposição mais adequado ao seu modelo de negócio; 

05 – Automatize as demandas e digitalize as informações. 

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O que é gestão de estoques e por que as empresas devem fazê-la?

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    Realizar a gestão de estoque é crucial para o sucesso da sua instituição. Por meio dessa ação, você melhora a organização total da empresa.   

    Então, comece hoje mesmo a realizar aí na sua empresa. E se tiver mais alguma dica para compartilhar com a gente, deixe seu comentário!