Implementar uma cultura de feedback é o segredo passado por todos bons empreendedores e líderes do mercado. Afinal, esse processo é fundamental para o desenvolvimento de bons profissionais e gestores, bem como para o alinhamento de expectativas, retenção de talentos e motivação da equipe.
Mas, afinal, o que é feedback? Quais são os tipos mais utilizados? Como fazer corretamente e o que não fazer? Neste conteúdo, você encontra respostas para essas e outras perguntas e entende de uma vez por todas como adotar essa cultura em sua empresa.
Sumário
O que é feedback?
É o conceito por trás do ato de dar uma resposta a alguma ação em forma de avaliação. Antes de tudo, podemos dizer que feedback é o ato de comunicação entre 2 ou mais partes que envolve uma análise sobre uma determinada situação.
Seja como for, olhando para o universo da gestão de pessoas, essa ferramenta transformou-se em uma das mais importantes ferramentas para gestores e líderes, sendo fundamental durante uma avaliação de desempenho profissional.
Essa rotina permite a criação de uma conexão com liderados e também entre pares, pautada na comunicação, na criação de oferecer um ponto de vista sobre uma situação, processo ou atividade e contribuir para o desenvolvimento profissional de uma pessoa e processual de uma empresa.
Qual a importância do feedback?
O feedback é o elemento mais importante para a orientação para o desenvolvimento de profissionais. Por meio dessa rotina, é possível destacar comportamentos, ações, processos e atividades que merecem ser destacadas e repetidas, bem como, apresentar pontos de melhorias para aquilo que não funciona corretamente.
Além disso, a importância também está muito relacionada com a motivação dos profissionais. Sabemos que colaboradores motivados contam com produtividade elevada, entre outras coisas, e é essencial para que gestores consigam trabalhar isso.
O reconhecimento pelo seu trabalho por meio dessa estrutura é fundamental para gerar o sentimento de trabalho bem feito. No final das contas, o feedback é um dos pilares para aumentar a produtividade, deixar o ambiente mais criativo, reduzir o estresse no trabalho e evitar que problemas de comunicação afastem bons talentos de sua empresa.
Quais os tipos de feedback?
Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo feedback é igual. Existem alguns tipos e cada um deve ser utilizado em um contexto determinado. Entenda os principais:
- Positivo: esse é o tipo de feedback mais tradicional. Ele serve para reconhecer bons desempenhos e valorizar trabalhos que servem como modelo, influenciando, inclusive, profissionais ao redor de quem recebe.
- Corretivo: serve para apresentar pontos de melhoria. Seja um comportamento ou processo, esse é o momento de uma comunicação para corrigir algo. Mas lembre-se, nunca confunda feedback corretivo com o ofensivo, esse tipo não deve ser utilizado.
- Construtivo: são apontados os pontos de destaque, assim como no feedback positivo, mas também alguns pontos de evolução. Assim, o feedback construtivo funciona como uma etapa importante para o desenvolvimento de alguma skill ou mesmo como requisito para alcançar uma nova posição.
Como fazer feedback corretamente?
Hoje em dia, há diversas metodologias e técnicas para utilizar e alcançar o resultado esperado. Independentemente da escolhida, algumas dicas ajudam a tornar esse momento mais acolhedor:
- Fazer um bom planejamento da conversa;
- Escolher um lugar adequado, sem interrupção;
- Abra espaço para o profissional falar, principalmente por meio de perguntas;
- Sempre apresente pontos positivos, mesmo durante um feedback corretivo;
- Controle o tom da conversa e não seja ofensivo;
- Crie um feedback objetivo;
- Apresente plano de ações de melhorias.
Essas são algumas dicas para um bom feedback. Seguindo essas dicas, certamente será possível criar um momento de troca de informações e que realmente sirva para o desenvolvimento do profissional e para o crescimento dele junto à empresa.
Além disso, é importante destacar que a empresa precisa estimular e contar com uma cultura de feedback e estimular a autoavaliação. Isso quer dizer que esses momentos devem ser incluídos em rotinas periódicas e estimulados para conversas entre pares, setores e todos os colaboradores.
Por fim, vale a pena deixar uma última dica sobre feedback: sempre faça comentários corretivos em particular e eventualmente faça outros positivos em público. Assim, será possível estimular todos da equipe e evitar constrangimentos.