Atualmente, as empresas buscam cada vez mais segurança, certo? E com o controle de ponto não seria diferente, certo RH e DP? Por isso, soluções tecnológicas, como o registro de ponto biométrico se tornou uma tendência crescente e imprescindível.
Mas como ela funciona? Onde podemos encontrá-la? É muito caro? Se você tem dúvidas sobre a marcação de ponto por biometria, esse artigo é para você! Então, boa leitura!
Sumário
O que é o ponto biométrico?
O ponto biométrico é uma forma de registro da jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa, que utiliza características das pessoas, como a digital e o reconhecimento facial.
O que a lei diz sobre ponto biométrico?
A lei brasileira não especifica diretamente o uso da biometria para o registro de ponto. O que ela diz, por meio da Portaria 671, regulamenta o uso de sistemas para registro de ponto, o que inclui o ponto biométrico. Dessa forma, essa portaria classifica os registradores de ponto da seguinte forma:
- REP-C (Registrador de ponto eletrônico conveciona): sistema fixo no ambiente de trabalho, normalmente usado com biometria, cartão, crachás, ou até mesmo reconhecimento facial para registro de ponto. Em outras palavras, é o famoso relógio de ponto;
- REP-A (Registrador de ponto eletrônico alternativo): sistemas com equipamentos e programas específicos ou não, mas que podem ser usados para o controle de jornada. Contudo, para utilizar esse tipo de REP, a empresa precisa da autorização da CCT;
- REP-P (Registrador de ponto eletrônico por programa): sistemas mais modernos que permitem, além do controle de jornada através da web, o tratamento do ponto, facilitando o acompanhamento das horas trabalhadas de toda a empresa.
Além disso, a CLT estabelece que empresas com 20 ou maus funcionários precisam adotar um sistema de registro e controle de ponto. Porém, ela não especifica qual, podendo manual, mecânico ou eletrônico.

Sendo assim, essas regulamentações garantem que a adoção do ponto eletrônico biométrico esteja em conformidade com as exigências legais, além de proteger tanto os empregadores quanto os empregados de erros e fraudes.
O que é biometria?
A biometria é um tipo de tecnologia que utiliza características físicas ou comportamentais de cada pessoa para realizar a sua identificação. Entre os exemplos mais comuns de biometria estão as impressões digitais, a íris, o rosto, a voz e até a retina. A principal vantagem da biometria é que, como essas características são exclusivas de cada individuo, elas são extremamente difíceis de falsificar, o que torna a autenticação mais segura e confiável.
O uso da biometria está presente em várias situações do cotidiano, principalmente as que demandam segurança. Por exemplo, a maioria dos smartphones possuem algum tipo de acesso biométrico.
E claro que não seria diferente para o controle e registro de ponto, em que a precisão e a autenticidade são características fundamentais para um processo seguro e correto.
Quais são os tipos de ponto biométrico?
Você pode até achar que a biometria é apenas a autenticação de uma pessoa com o reconhecimento da impressão digital, ou seja, quando você coloca o dedo no dispositivo e ele te reconhece. Contudo, como vimos anteriormente, a biometria abrange muito mais do que apenas a digital. Veja outros tipos de biometria que podemos utilizar no registro de ponto:
- Reconhecimento facial;
- Impressão digital;
- Reconhecimento por voz;
- Reconhecimento da retina;
- Reconhecimento da íris.
Quais são os aparelhos que fazem registro de ponto biométrico?
Além dos tipos de biometria, existem alguns dispositivos que realizam o registro de ponto biométrico, e a escolha do melhor sistema depende das necessidades e características da sua empresa. Os principais dispositivos são:
- Relógio de ponto biométrico: este é o modelo mais tradicional. Geralmente, ele fica fixo no local de trabalho, e faz o registro da jornada dos colaboradores por meio da leitura da impressão digital. Alguns modelos mais avançados também oferecem reconhecimento facial.
- Sistema de ponto biométrico pelo celular: com o avanço da tecnologia, muitos sistemas de controle de ponto passaram a funcionar por meio de aplicativos móveis. Dessa forma, a plataforma de ponto permite que o funcionário registre sua jornada por meio de reconhecimento facial ou da digital (caso o aparelho ofereça essa opção). Além disso, para uma segurança maior, muitos aplicativos, como o Fortime, possuem geolocalização, tornando a solução ideal para empresas que estão procurando segurança e modernidade, ou que têm trabalhadores remotos ou em regime de home office.
- Ponto eletrônico biométrico em nuvem (Fortime): esse tipo de dispositivo funciona na nuvem, permitindo que o controle de ponto seja feito a partir de qualquer lugar com acesso à internet, seja por meio de um celular, tablet ou computador. Além da flexibilidade, ele também permite o armazenamento e a consulta dos dados em tempo real, o que facilita a gestão.
Quais são as vantagens do ponto biométrico?
Além da segurança, que convenhamos, aumenta muito, o ponto biométrico oferece outras vantagens. Confira abaixo:
Elimina fraudes
O ponto biométrico elimina o risco de fraudes, como a marcação de ponto por terceiros ou a manipulação dos registros manuais, o famoso “ponto amigo”. Ou seja, a biometria é única para cada empregado, garantindo que o processo de controle de jornada seja feito de forma transparente e confiável.
Maior agilidade
O registro de ponto biométrico permite que as marcações sejam feitas de forma rápida e sem a necessidade de intermediários, como o RH ou o setor de DP. Isso reduz o tempo gasto com processos manuais e aumenta a produtividade da empresa.
Redução de custos
Ao adotar o ponto biométrico, a empresa elimina a necessidade de comprar cartões de ponto, papéis ou sistemas mais caros para o controle de jornada. Além disso, o tempo dedicado à correção de registros incorretos e à verificação de fraudes reduz significativamente, uma vez que as marcações estarão corretas e são autênticas. Isso traz economia de recursos para a organização.
Transparência na gestão de jornada
A biometria permite que os colaboradores e gestores acompanhem as informações de forma clara e em tempo real. Com o sistema integrado, o responsável do ponto pode ver relatórios detalhados sobre a jornada de trabalho. Esses relatórios incluem horas extras, faltas e atrasos. Isso ajuda a melhorar a tomada de decisões. Também garante que os pagamentos estejam corretos no final do mês.
Maior precisão nos registros de ponto
Ao utilizar o ponto eletrônico biométrico, você garante a precisão das marcações. Sendo assim, não há margem para erros humanos, como o registro incorreto de horários ou o preenchimento errôneo de informações.
Como funciona o relógio de ponto biométrico?
Não há muito segredo no uso do relógio de ponto biométrico. Na verdade, o seu funcionamento é bastante simples e intuitivo. O funcionário se aproxima do dispositivo, coloca seu dedo no leitor de impressões digitais ou se posiciona diante da câmera para o reconhecimento facial. O sistema faz a leitura das características biométricas e as compara com as informações previamente cadastrados no banco de dados. Caso as informações coincidam, o ponto é registrado automaticamente.
Além de ser mais rápido e preciso, esse método elimina a possibilidade de erros humanos, como o preenchimento incorreto do livro de ponto ou a utilização do cartão de ponto por outra pessoa. O sistema pode ser integrado a softwares de gestão de jornada, que facilitam o acompanhamento de horas extras, faltas e banco de horas.
Conheça o sistema de ponto biométrico pelo celular:
Como percebemos ao decorrer deste conteúdo, a gestão de ponto tem se tornado cada vez mais moderna e eficiente, e a tecnologia de biometria, incluindo o reconhecimento facial, tem sido uma grande aliada nesse processo. Diferente da ideia tradicional de biometria, que está frequentemente associada à impressão digital, o sistema de ponto biométrico pelo celular pode capturar uma foto do colaborador no momento do registro, garantindo que ele realmente esteja no local de trabalho.
O sistema de reconhecimento facial e a impressão digital, como o oferecido pelo Ortep, garante que o colaborador seja autenticado de maneira rápida e sem erros. Caso a foto registrada não corresponda ao colaborador, o responsável do ponto consegue visualizar e pode não aceitar aquela marcação.
Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a mobilidade que ela proporciona. Ele permite que o ponto seja diretamente pelo celular, facilitando o processo de controle de jornada. Além disso, com o sistema de geolocalização, sua empresa pode saber, em tempo real, onde o ponto foi registrado, evitando fraudes no controle de jornada.
Benefícios do Fortime para a sua empresa
Entre os diversos benefícios que o aplicativo de ponto Fortime oferece, destacam-se:
- Eliminação de fraudes no registro de ponto;
- Segurança jurídica para o processo de controle de jornada;
- Agilidade no cálculo das horas extras, faltas e atrasos;
- Relatórios em tempo real, com dados sobre a frequência dos colaboradores;
- Economia de tempo na folha de pagamento, com redução de até 90% no tempo de fechamento;
- Implementação de uma tecnologia customizável, que se adapta às necessidades de cada empresa.
A solução é perfeita para empresas que buscam modernizar o controle de ponto e tornar esse processo de marcação de ponto mais seguro, eficiente e prático. Com a integração de tecnologias como o reconhecimento facial e a geolocalização, é possível transformar a gestão de ponto, garantindo que todos os dados sejam confiáveis e que os processos sejam feitos de forma mais inteligente.
Dessa forma, o Fortime, que conta com o aplicativo de ponto biométrico pelo celular e o sistema para apuração e tratamento desse ponto é a opção ideal para garantir todas essas vantagens. Está esperando o quê? Preencha o formulário abaixo que iremos entrar em contato com você e te mostrar na prática todos esses benefícios.
A solução perfeita para a sua empresa!
Com o Fortime, os seus funcionários têm disponível várias formas de registro de ponto com a tecnologia biometria! Mais agilidade e segurança para o seu negócio!
