A comunicação interna é o conjunto de técnicas cujo objetivo é estabelecer a troca de informações. Portanto, falhas na comunicação interna podem comprometer toda a cultura organizacional da empresa. Por isso, vamos detalhar os principais desafios que as empresas enfrentam na comunicação, além de dicas para resolvê-los. Vamos nessa?

A importância da comunicação interna

A comunicação é a base para todo relacionamento saudável. Dessa forma, no mundo empresarial não seria diferente, não é mesmo? Por isso é muito importante manter uma comunicação clara e sem ruídos.

Ao fazer o uso dessa ferramenta poderosa que é a comunicação, você mantém a sua equipe unida, além de integrá-la com toda a empresa.

Além disso, o fato de não ter uma comunicação interna eficaz traz sérios danos para a empresa, tais como altas taxas de absenteísmo e turnover.

Os principais desafios da comunicação interna

Para conseguir vencer um desafio, é importante conhecê-lo e identificar onde podemos melhorar. Diante disso, vamos listar os principais problemas relacionados à falta de comunicação interna.

Conflitos com a cultura organizacional

Uma das principais dificuldades enfrentadas pela empresa são os conflitos gerados pela cultura organizacional. Nesses casos, caso algo não seja repassado da forma correta, pode gerar sérios problemas, inclusive ligados à produtividade.

Ausência de feedbacks

Já falamos aqui sobre a importância do feedback. Contudo, vale a pena relembrar que a falta de feedbacks atrapalha bastante o trabalho em equipe, pois os funcionários não se sentem motivados e isso prejudica o desempenho de todo o time.

Reuniões sem nenhum propósito

Realizar reuniões são práticas comuns e muitos assuntos necessitam ser tratados por esses encontros. Entretanto, reunir toda a equipe sem ter uma linha de raciocínio pré definida, afeta diretamente a atuação dos colaboradores. Além disso, perde-se muito tempo que poderia ser empregado em outras atividades mais produtivas.

Não compartilhar resultados

A transparência é algo extremamente importante para toda a empresa, principalmente com os colaboradores. O colaborador nunca saberá se precisa melhorar ou onde ele pode ajustar para alcançar as metas.

Por isso, os líderes precisam informar ao seu time como está o desempenho da equipe.

Falta de treinamento

Atualmente, os profissionais não estão buscando somente um alto salário, mas eles querem se desenvolver e crescer profissionalmente. Então, a falta desse desenvolvimento pode gerar sérios conflitos, inclusive relacionados à cultura organizacional.

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Como resolver esses problemas?

Agora que você sabe alguns motivos que dificultam a comunicação interna, vamos listar algumas práticas que irão te ajudar a combater esses desafios.

  • Tenha um canal interno para informar todos os colaboradores a respeito das novidades da empresa;
  • invista no endomarketing e engaje seus funcionários com campanhas internas;
  • faça reuniões objetivas e com um propósito definido;
  • dê feedbacks com frequência e motive sempre a sua equipe;
  • ofereça treinamentos e oportunidades para o desenvolvimentos das pessoas;
  • conte com ferramentas para te ajudar na gestão de pessoas.

Com um bom gerenciamento, você mantém toda a empresa unida e alinhada com as expectativas da organização. Sendo assim, faça uma análise e veja os pontos onde você pode melhorar. Depois, aplique essas dicas para aperfeiçoar a comunicação interna.

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