A avaliação de desempenho profissional é uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas hoje em dia. Além de medir a performance dos empregados, a avaliação de desempenho é capaz de identificar problemas no dia a dia de trabalho e, assim, contribuir para a melhoria de diversos processos internos.

Ao mesmo tempo em que a avaliação de desempenho ajuda as pessoas a desenvolverem um trabalho de mais qualidade, essa metodologia também aumenta a produtividade das equipes. Estabelecendo metas e objetivos, que devem ser conquistados dentro do prazo determinado pela organização.

Mas, você sabe o que são e como funcionam as avaliações de desempenho profissional nas empresas?

O que é uma avaliação de desempenho profissional e como ela é feita?

Segundo Chiavenato, um dos maiores nomes em administração de empresas e recursos humanos, a avaliação de desempenho profissional é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa.

Essa avaliação leva em consideração as atividades que ela desempenha, o seu potencial e os resultados que precisam ser alcançados.

Existem várias modalidades de avaliação de desempenho, e os gestores de RH devem apontar qual é a melhor delas de acordo com o objetivo da empresa.

Entre os tipos mais comuns de avaliação de desempenho, destacam-se as seguintes:

Autoavaliação

É considerada uma das metodologias mais usadas pelas empresas, justamente por possuir um baixo custo de implementação. A autoavaliação visa fornecer ao empregado ferramentas para que ele possa refletir sobre sua atuação, destacando os pontos fortes, fraquezas e como melhorar esse processo.

O maior desafio em implementar a autoavaliação nas empresas é o fato de que, não raramente, as pessoas possuem dificuldade em avaliar a si mesmas, precisando do auxílio dos gestores de RH para fazê-lo.

Avaliação 180º graus

A avaliação 180º graus consiste em um sistema de feedbacks, onde os líderes avaliam as suas equipes e, ao mesmo tempo em que os funcionários avaliam os seus superiores hierárquicos.

Essa metodologia de avaliação de desempenho é muito usada porque cria um canal de diálogo entre os subordinados e os seus gerentes e diretores. Também é um método de avaliação de baixo custo.

Avaliação 360º graus

A avaliação 360º é uma evolução do modelo anterior, uma vez que o empregado é avaliado pelo o seu líder, por seus colegas de trabalho e também pelos seus subordinados, caso eles existam. Assim, esse é um método bem mais completo mas, exatamente por isso, também exige uma alta complexidade para ser executado. Em alguns casos, a avaliação 360º também pode envolver clientes e fornecedores, que mantenham alguma relação com o empregado em questão.

Os desafios de implantação dessa metodologia estão relacionados à sua complexidade. Isso torna a avaliação 360º mais cara e demorada, sendo preciso criar uma infraestrutura de TI para acompanhar as etapas da avaliação e também ter uma equipe de RH dedicada ao processo.

Avaliação por competências

Esse método de avaliação de desempenho visa mensurar as competências do empregado de acordo com os aspectos que de fato importam para a empresa. Dessa forma, a empresa aponta as competências essenciais para o dia a dia do empregado e cria um sistema de avaliação para mensurá-las.

Dependendo da área de atuação, um empregado pode ser avaliado, por exemplo, por suas competências, que estão ligadas à forma como ele se posiciona dentro da empresa. Habilidade para o trabalho em equipe, comprometimento, entre outras, são algumas das competências, além de técnicas, que estão relacionadas às atividades que o empregado sabe fazer.

Essa definição vai depender da função que aquela pessoa desempenha na empresa e quais dessas competências devem ser mais valorizadas, conforme o cargo que a pessoa ocupa.

Quais são as vantagens da avaliação profissional para a empresa?

Como você já deve ter percebido, a avaliação de desempenho, independentemente da metodologia escolhida, traz benefícios tanto para o profissional avaliado quanto para a empresa que adota esse processo de análise interna.

Isso acontece porque o feedback fornecido aos empregados funciona, na maior parte dos casos, como um gatilho de desenvolvimento pessoal. Assim, esse impulso faz com que a pessoa se esforce ainda mais para ser melhor e superar as adversidades encontradas na última avaliação de desempenho.

A motivação do indivíduo em superar a si mesmo e executar seu trabalho com maestria acaba contagiando o restante da equipe. Uma vez que as metas são fixadas, todos passam a trabalhar em conjunto, acompanhando uns aos outros e fiscalizando-se mutuamente, para que todo o processo ocorra da melhor maneira para o cumprimento da meta.

Ao final, tem-se resultados melhores, ganho em produtividade, maior qualidade do serviço prestado e o sentimento de conquista compartilhado entre a equipe. Desta forma, fortalecendo o relacionamento interpessoal entre os funcionários e favorecendo a manutenção de um bom clima interno.

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